ALIMENTOS PARA O OUTONO: Sementes , grãos, proteínas, frutos secos - o que consumir nesta estação para dar apoio a imunidade e prevenir o aparecimento de doenças comuns na meia estação?

Assim como o clima e a paisagem mudam quando chega o outono, o nosso organismo também sente a diferença da troca de estação. E, não é só a pele e os cabelos que precisam de cuidado redobrado por conta da temperatura que começa a baixar: o importante sistema imunológico precisa de atenção redobrada devido aos desgastes desse período e inclusive preparar o organismo para o inverno.

 

 

Para passar pelas épocas frias do ano com mais saúde e disposição, além de boas noites de sono e exercícios regulares, a grande chave do sucesso está na sua alimentação. Consumir alimentos que fortalecem as ações de defesa do corpo ajuda a prevenir o aparecimento de problemas recorrentes do tempo seco, como as gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

 

“Vitaminas como A, C, e E, por exemplo, são ricas em antioxidantes que contribuem para a produção adequada de células imunológicas, e no bom funcionamento das funções anti-inflamatórias do corpo. Minerais como zinco e selênio também são fundamentais para colaborar com essa função.”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

 

Veja aqui algumas dicas de alimentos que mantém o sistema imune mais forte.

 

Frutas cítricas: Opções como laranja, mexerica, maracujá, e limão, são grandes fontes de vitamina C. Além disso, possuem propriedades que combatem os radicais livres, e favorecem a produção de colágeno endógeno, o que auxilia na recuperação de tecidos como a pele. “É válido lembrar que a vitamina C é sensível ao calor, então, deve-se consumir suas fontes sem aquecer”, comenta Renata Guirau. Levando isso em conta, aposte em limão para temperar saladas, e frutas in natura para a hora da sobremesa, ou no preparo de sucos.

 

Vegetais amarelo-alaranjados: São ricos em betacaroteno, um antioxidante potente e precursor da vitamina A, que atua diretamente no sistema imune, e também favorecer a saúde da pele, unha, e cabelos. Alguns exemplos de vegetais: cenoura, abóbora, beterraba e batata doce, que podem ser consumidos crus ou cozidos.

 

Oleaginosas: Castanhas, nozes, amêndoas são ótimas fontes de selênio, que favorece o fortalecimento de todo sistema imunológico e anti-inflamatório do organismo. Invista nas oleaginosas para comer nos lanches intermediários, acrescentar em saladas, e até mesmo em bolos e tortas.

 

No outono o clima também é favorável para o consumo de alimentos mais calóricos, o que pode resultar no aumento de peso, então fique atento!

A alimentação nesta estação deve ser com menos alimentos e preparações mais picantes, com alho, pimentas, cravo e canela que provocam calor e secura. Moderação com uso de bebidas amargas e fermentadas como café, chimarrão, cerveja e vinhos.

 

Devemos usar alimentos e preparações mais suaves, arroz, trigo, aveia, gergelim, quinua, painço, mel, laticínios e frutas da estação. As nozes, amêndoas, amendoim e castanhas devem estar presente em pequenas quantidades sempre hidratadas ou tostadas para facilitar a digestão e absorção de seus nutrientes.

 

  • Consuma bastante alimentos ricos em vitamina C, como os vegetais verde escuros (rúcula, espinafre, brócolis), aipim, nozes e sucos como abacaxi com hortelã, laranja, acerola e kiwi;

  • Invista em uma alimentação balanceada e saudável, como o famoso arroz com feijão, recomendam os nutricionistas, pois a dupla é rica em carboidratos e proteínas, fornecem energias, fibras, minerais e vitaminas;

  • O uso de vegetais deve ser sempre variado com as quatro cores básicas, vermelhos/arroxeados, amarelos/alaranjados, brancos e verdes fazendo parte das principais refeições, almoço e jantar. A cor que não pode faltar é a branca; couve-flor, nabos, rabanetes, abobrinhas, cogumelos, cebola, aspargos, palmito, couve chinesa, berinjelas, repolho;

  • Devemos usar diariamente dois tipos de raízes, como a cenoura, o nabo comprido, rabanete, beterraba, raiz de lótus, inhame, batata doce, cará que protegem o pulmão e fornecem fibras para o bom funcionamento do intestino;

  • Como já dito, o clima é bastante seco, portanto, beba bastante líquido. A água é a melhor opção para se tomar em todas as estações do ano. Beber alguns copos, algo em torno de 8 unidades, durante o dia equilibra o organismo e traz a hidratação necessária ao organismo. Mas beba sucos naturais e água de coco também;

  • Opte pelos alimentos ensopados, afinal, é neles que você pode misturar diversos nutrientes em uma única preparação. As sopas são ideais para garantir energia e vitamina ao organismo. Invista nas receitas com verduras e legumes, feijão, lentilha ou soja, acompanhadas também de uma porção de batata ou pão;

  • As frutas como melancia, melão e abacaxi são ideais para hidratar o organismo, pois são diuréticas. 

  • O consumo de cálcio também tem sua importância e o mineral está presente nos leites e derivados (queijos e iogurtes), dando preferência aos desnatados, no gergelim e vegetais verde-escuros.

  • A natureza sempre fornece o que precisamos em cada estação, no outono temos os frutos mais consistentes, não tão aquosos e frios como os frutos do verão. As frutas da estação são ricas em vitaminas C, minerais, fotoquímicos e princípios bioativos como as fibras solúveis e insolúveis, elementos importantes imunidade e no intestino. O caqui, por exemplo, possui, além de betacaroteno, que é importante para proteção de pele e mucosas, alto teor de vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais. A goiaba, que tem poucas calorias e muita vitamina C. As laranjas com poucas calorias e ricas em Vitamina C, também devem estar presente na alimentação. O Abacate, fruta que fornece gorduras mono insaturadas para o organismo, vitamina B6, magnésio, minerais e princípios bioativos que beneficiam o sistema imunológico;

Seguindo essas dicas que nós pesquisamos para você, temos a certeza que seu outono será muito mais saudável. E aqui na Casa de Saron, você encontra produtos de excelente qualidade e garantia de origem. Afinal, não adianta você seguir as orientações acima, mas sem saber ao certo o que esta comendo.

 

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Fonte das Pesquisas – Matérias completas nos link’s abaixo

 

https://cobizz.com.br/2019/05/13/alimentos-ideais-para-manter-a-saude-no-outono/

http://www.diabetesevoce.com.br/blog/estacao-outono-qual-seria-a-alimentacao-mais-indicada-para-essa-epoca-do-ano/

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