ÓLEO VEGETAL E ÓLEO MINERAL: você conhece a diferença? Aprenda a distinguir e conheça um pouco sobre
Os dois são originários das plantas, isso todos sabemos. Mas em várias situações, muita gente confunde óleos essenciais e vegetais. Eles são usados de forma muito distinta um do outro, e seu uso indevido pode causar complicações. Então é fundamental que se saiba exatamente o tipo de matéria prima que se está utilizando.

Ambos são importantes no cuidado com a saúde e são muito utilizados na aromaterapia, cada um com suas características particulares. Vamos conhecer um pouquinho:
O óleo vegetal é extraído das sementes ou frutos das plantas oleaginosas. Possui aroma neutro e suave com consistência densa e oleosa. Não é volátil e nem solúvel em água ou álcool, e possui alto poder de nutrição e hidratação para a pele e para os cabelos.
Os óleos vegetais são a base para a produção de cosméticos naturais e artesanais. São excelentes fontes de vitaminas e ômega 3, sendo alguns deles usados na culinária. Podem ser utilizados puro na pele e nos cabelos, ou também como substância carreadora para diluição de óleos essenciais.
Ao contrário do óleo mineral, os óleos vegetais permitem a respiração cutânea, hidratam, reequilibram, renovam e permitem a penetração profunda de nutrientes na pele. São também biodegradáveis, ou seja, não poluem e nem agridem o meio ambiente.
Alguns exemplos de óleos vegetais são: óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de girassol, óleo de argan, óleo de amêndoas, óleo de linhaça, óleo de abacate, óleo de rícino, etc.
Na hora de escolher e adquirir o seu óleo vegetal, opte por óleos vegetais que foram extraídos na forma de prensagem a frio. A extração do óleo vegetal a frio, conserva intactas as propriedades terapêuticas da matéria vegetal de que foram obtidos.
O óleo essencial é obtido a partir da extração de flores, folhas, frutos, caules e raízes de plantas aromáticas. São considerados a “alma da planta”, por serem altamente concentrados, puros e aromáticos. Possui consistência menos densa que o óleo vegetal e, diferente deste, é extremamente volátil.
Por serem extremamente concentrados, não devem ser utilizados puros sobre a pele. Devem ser diluídos em substâncias carreadoras, como por exemplo os óleos vegetais. A diluição recomendada por profissionais da aromaterapia, são entre 2% a 3% de óleo essencial na substância carreadora. Sua diluição máxima não deve ultrapassar 5%.
São biodegradáveis e possuem propriedades terapêuticas e estéticas que auxiliam em tratamentos físicos, psíquicos e emocionais. Podem ser encontrados em perfumes, sabonetes, óleos para a pele e cabelos, xampus, etc. A utilização dos óleos essenciais são a base da aromaterapia.
Alguns exemplos de óleos essenciais são: óleo essencial de lavanda, alecrim, melaleuca, tangerina, ylang ylang, patchouli, gerânio, etc.
Fontes desta pesquisa
https://cactuscosmeticos.com.br/entenda-a-diferenca-oleos-minerais-vegetais-e-essenciais/
https://harmoniearomaterapia.com.br/blog/oleos-essenciais-e-vegetais/
Tags: