QUALIDADE DO SONO: Alimentos que podem te ajudar a dormir bem.


Você sabia que os alimentos também podem influenciar na qualidade do seu sono... sim, porque seu corpo demora para digerir quando na verdade ele deveria estar "pronto" para relaxar, diminuindo o metabolismo para descansar. Portanto, evite consumir alimentos pesados, gordurosos ou muito apimentados à noite, pois certamente vai atrapalhar seu descanso.

Porém, existem alimentos que podem ajudar você a dormir melhor. Saiba quais são:

Grãos integrais

Isso acontece porque esses alimentos fornecem carboidratos que estimulam a produção de insulina, um hormônio que facilita a entrada do triptofano no cérebro, aumentando a produção de serotonina e melatonina.

Aveia

É um dos poucos alimentos que contêm melatonina, a substância produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, que é mais conhecida como hormônio do sono. A melatonina começa a ser liberada no início da noite e atinge seu pico depois de algumas horas, o que nos induz a pegar no sono e evita os despertares noturnos.

Banana

Assim como a aveia, a banana é rica em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina e da melatonina. Por ser rica em carboidratos, ela também estimula a insulina, que facilita a utilização do triptofano pelo cérebro.

Além disso, essa fruta contém magnésio, um mineral que contribui para a qualidade do sono por participar da produção de serotonina e reduzir os níveis de cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, que tem efeito contrário ao da melatonina e nos faz ficar acordados.

Castanhas e sementes

Alimentos como amêndoas, castanhas, nozes, chia, linhaça e sementes de girassol também são fonte de triptofano. Além disso, esses produtos fornecem magnésio, que combate os efeitos do hormônio do estresse.

Esse mineral também estimula a fabricação do GABA, um neurotransmissor que atua no relaxamento muscular e reduz a ansiedade e a agitação, contribuindo para uma boa noite de sono.

Grão-de-bico e outras leguminosas

As leguminosas, como grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja, também oferecem triptofano, favorecendo a produção de serotonina e melatonina.

Além disso, esses alimentos contêm vitaminas do complexo B, como a niacina (B3) e a piridoxina (B6), que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Chá de camomila

A camomila é capaz de aumentar os níveis cerebrais de glicina, um aminoácido que atua como relaxante muscular e favorece a sensação de calma e tranquilidade.

ATENÇÃO a insônia requer avaliação profissional, sendo indispensável descobrir a causa do distúrbio pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental.

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