A RIQUEZA DO GUARANÁ: se você conhecer, certamente vai utilizar muito mais.

Num rápido resumo o Guaraná alivia o estresse, aumenta a inteligência, melhora a libido regula os ciclos menstruais, purifica o sangue, atua com analgésico natural, limpa e alivia o sistema digestivo, elimina as espinhas e as acnes, remove caspas, hidrata a pele, aumenta os níveis de energia do corpo, controla a fome, alivia dor causada devido à artrite reumatoide, impede aterosclerose, impede corrimento vaginal, funciona como um antídoto natural para a ressaca e ainda possui propriedades antidepressivas e antissépticas.

Os benefícios do guaraná para saúde são grandiosos é especialmente único. O Guaraná é uma planta da Amazônia, que é encontrado em partes da Venezuela e do Brasil. Além disso, o guaraná é uma planta muito comum na Amazônia, sendo que seu fruto é frequentemente utilizado em todo o território brasileiro no preparo de sucos ou misturado com outros alimentos para aumentar os níveis de energia. Lembrando, que o nome científico do Guaraná é “Paullinia cupana“ e ele pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados, na sua forma natural, em pó ou em forma de fruto.

O Guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, muito embora apresente quantidade bem inferior do extrato de sementes de guaraná em sua composição. O Guaraná contém guaranine, uma molécula que está intimamente relacionada com a cafeína, mas cujos efeitos são de 4 à 7 vezes mais forte do que ela. Além disso, o guaraná também contém taninos (que dão a planta suas propriedades adstringentes), Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B3 e Vitamina PP e os minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, Fósforo e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio. Então, confira o texto abaixo e entenda sobre alguns de seus benefícios.

Melhora o Desempenho nos Exercícios: Um dos benefícios mais poderosos do Guaraná são seus efeitos energizantes, pois ele tem uma estrutura química semelhante à da cafeína, proporcionando um efeito maior do que a da cafeína. Além disso, o Guaraná pode ser mais eficaz do que o café com relação ao seu poder de energizar o corpo, pois é liberado mais lentamente no corpo fornecendo uma energia sustentada. A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

Perda de Peso: O Guaraná tem sido usado por séculos para fazer chás que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. O Guaraná é usado hoje em certas bebidas energéticas e suplementos para perda de peso, proporcionando estímulos e combate à fome. Além disso, efetivamente promove a perda de peso dando um pontapé inicial do sistema nervoso para induzir o processo de lipólise. Este processo envolve a libertação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante o exercício. Aumenta a atividade física e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.

Circulação sanguínea: O pó de Guaraná pode auxiliar para uma melhor circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.

Afrodisíaco Natural: Este suplemento dietético é conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas natural. A presença de cafeína nesta fruta enriquece-a com as suas propriedades estimulantes da libido inatas, ou seja, o uso regular pode ajudar uma pessoa a levar uma vida sexual “feliz”.

Para Pele: O Guaraná é um diurético e provoca um aumento na frequência de micção e da eliminação de toxinas do corpo. Isto resulta numa pele mais saudável e menos problemas, tais como acne e erupções cutâneas.

Remédio Natural para Estresse: Também conhecido como o fruto mágico, o Guaraná é conhecido por ter propriedades calmantes. Uma xícara de chá de Guaraná poderia realmente ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar o humor. Lembrando, que a cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e de sentimentos de bem-estar.

Para Enxaqueca: O Guaraná tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelente propriedades para o tratamento de enxaquecas e Dores de Cabeça, ajudando-a no alívio da dor rápida.

Para diabéticos: O Guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença da pectina, fibras que absorvem água e que possuem a capacidade de formar uma espécie de gel junto aos alimentos no estômago, retardando assim o esvaziamento gástrico. A digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue. Isto irá prevenir picos de glicose e consequentemente de insulina, o que é bom para indivíduos com diabetes. Também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.

Saúde Mental: O pó de Guaraná pode auxiliar na capacidade de aprendizagem, e também é conhecido por ajudar a melhorar o desempenho intelectual. Além disso, este fruto tem propriedades benéficas para ajudar a melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental.

Precauções Durante a Utilização de Guaraná: Os riscos do pó de Guaraná estão associados ao excesso de cafeína no organismo, denominado cafeinismo, que podem causar sintomas como: ansiedade, irritabilidade, tremores e pela estimulação direta do músculo cardíaco, possivelmente acarretar no aumento de batimentos cardíacos e palpitações. Lembrando que o aconselhado é o uso de 300 miligramas de cafeína por dia, geralmente segura e benéfica para a maioria dos adultos. Você deve ser cuidadoso sobre seu consumo. Sempre consulte o seu médico antes de fazer o uso de estimulantes.

Fontes:

http://www.saudedica.com.br/os-14-beneficios-do-guarana-para-saude/

https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-incriveis-do-guarana-para-saude/

Localize por Tags
Nosso Arquivo

Selecione o mês para localizar post anteriores.

Curta-nos nas Redes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nosso Blog