GINSENG: surpreendente raiz com inúmeras propriedades benéficas ao seu organismo.

O Ginseng é uma raiz medicinal muito utilizada na medicina chinesa devido às suas incríveis propriedades que ajudam, entre outros benefícios, a diminuir o estresse e o cansaço, a melhorar a qualidade de vida e proporcionar a longevidade. Serve para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, bradicardia, impotência sexual, arteriosclerose e depressão.

Fizemos uma pesquisa bastante rica sobre o Ginseng. Veja:

O ginseng coreano ou chinês, chamado cientificamente de Panax Ginseng, é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios. Boa para a saúde do coração, o cérebro, tem ação anti-inflamatória, diminui o estresse e reduz a fadiga. O ginseng indiano melhora a circulação sanguínea sendo útil para melhorar o contato íntimo e além disso pode ser usado para prevenir ou ajudar no tratamento contra o câncer.

Propriedades

Afrodisíaco, antidepressiva, anti-inflamatória, antioxidante, bioestimulante, depurativo, diurético, estimulante, fortificante, hemostático, hipocolesterolêmica, hipotensora, revitalizante, tônico.

Indicações

Afecção do fígado, afrodisíaco, anemia, bioestimulante, câncer no pulmão, cansaços, capacidade aeróbica, colesterol alto, convalescença, coração, debilidades, deficiência de libido e ereção, depressões, depurativo, diabete tipo 2, diurético, doenças de pele, fadiga crônica, falta de energia e de concentração, fígado, fortificante, fraquezas, função imunológica, gripe e resfriado comum/dor, ferida e inflamação na garganta, hemorragias, HIV (AIDS), impotência sexual, indisposições, infecção, infertilidade masculina (3 meses de uso), melhorar a performece atlética, melhorar a vitalidade mental e física, memória, menopausa, pressão alta, próstata, reumatismo, revitalizante, stress, tônico geral.

Benefícios comprovados do ginseng

  • Bom para o coração: O ginseng é benéfico para o coração de diversas formas. Sua ação anti-inflamatória previne a aterosclerose, distúrbio que ocorre quando há o acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias que formam placas. Além disso, a planta proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue chegue mais facilmente ao cérebro.Alguns estudos ainda apontam que o ginseng ajuda a diminuir os níveis de colesterol, isto porque ele faz com que uma parte maior do colesterol seja absorvida pela bile. A planta também ajuda a elevar o colesterol bom, HDL.

  • Bom para o cérebro: Como o ginseng ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, ele faz com que mais sangue chegue ao cérebro, o que pode até melhorar a concentração. Além disso, a planta diminui as inflamações dos neurônios, evitando assim a degeneração cerebral e doenças como o Parkinson e o Alzheimer.

  • Ação anti-inflamatória: Existem dois tipos de inflamação no nosso organismo, uma delas é aquela em decorrência de traumas. Já a outra que acontece devido à produção de citocinas pró-inflamatórias, que acontece em casos de diabetes e obesidade, por exemplo. O ginseng age combatendo está última inflamação.

  • Diminui o estresse: O ginseng age sobre a glândula suprarrenal que estimula a produzir o cortisol, principal hormônio do estresse.

  • Reduz a fadiga: O ginseng reduz a fadiga ao estimular o sistema nervoso central, regulando ou aumentando as funções cerebrais.

  • Bom para pacientes com câncer: Alguns estudos preliminares realizados em animais observaram que em casos de câncer, o consumo de ginseng melhora a qualidade do sono e o apetite do paciente.

Nutrientes do ginseng

O ginseng conta com vitaminas B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. A vitamina B12, importante para a formação das células vermelhas do sangue e desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, também está presente no ginseng.

A planta, tanto a raiz quanto o caule, também possui ferro, que previne anemia, cobalto, magnésio, necessário para a constituição e bom funcionamento dos neurotransmissores manganês, que tem ação antioxidante e cobre, que ajuda na absorção do ferro.

Apesar de ter todos esses nutrientes, o ginseng realmente se destaca pela presença de saponinas que contam com um forte efeito anti-inflamatório, isto porque elas diminuem as chamadas citocinas pró-inflamatórias, bloqueando parte de sua ação que causa inflamação.

Como consumir ginseng

Recomenda-se tomar de 5 a 8 g de ginseng por dia.

  • Em pó: basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições;

  • Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária;

  • Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia;

  • Em tintura: Diluir 1 colher de sopa num pouquinho de água e tomar diariamente.

O ginseng não deve ser consumido continuamente, tendo melhores efeitos quando é usado por períodos de tempo, durante um tratamento indicado pelo médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

Como o ginseng interage com medicamentos antidepressivos, anticoagulantes e para ansiedade, pessoas que ingerem qualquer um desses remédios deve evitar o consumo da planta. Hemofílicos, crianças, gestantes e lactantes também devem evitar o consumo de ginseng. Pessoas que irão fazer uma cirurgia devem suspender o consumo de ginseng uma semana antes do procedimento e três dias após.

Efeito colateral

Caso seja consumido por um período superior a oito semanas, o ginseng pode alterar a pressão arterial e interferir na coagulação. A quantidade recomendada de pó de ginseng é entre cinco e oito gramas. Quem for ingerir a raiz em si, deve ficar entre um e dois gramas. Não consuma o ginseng por mais de oito semanas seguidas.

O consumo excessivo pode causar uma série de complicações como causar nervosismo, hipertensão, erupção na pele, insônia, diarreia, diminuir ou prejudicar o sistema imunológico.

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Fontes:

https://www.tuasaude.com/para-que-serve-o-ginseng/

http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/ginseng.html#.WPYpGqK1vIU

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17897-ginseng-melhora-a-saude-do-coracao-e-do-cerebro

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