AÇÚCAR DE COCO: Com baixo índice glicêmico e cheio de vitaminas, não é adulterado, não filtrado, não

Você sabia que o açúcar de coco é muito mais saudável do que muitos adoçantes? Bastante nutritivo, possui potássio, ferro e é uma fonte natural de vitaminas como B1, B2, B3 e B6. Cheio de vitaminas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui. Isto quer dizer que o açúcar de coco produz uma liberação lenta de energia e não produz os picos altos de insulina prejudiciais a saúde. Ele controla os níveis de açúcar no sangue, o que é excelente para o controle de peso e para quem tem diabetes".

A razão é simples: quando há picos de açúcar no sangue, o organismo é obrigado a liberar insulina para retirar esse açúcar. Como não tem para onde ir, ele é estocado em forma de gorduras nada bem-vindas. “O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam a quantidade de açúcar no sangue, fazendo com que o pâncreas trabalhe mais na liberação de uma quantidade maior de insulina para normalizar a glicose no sangue”, explica Cíntia Azeredo, nutricionista do Vita Check-up Center. “Esse processo poderá levar a uma sobrecarga no pâncreas”, alerta ela.

Extraído do fluído das flores da palma de coco, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais que dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas. "O açúcar de coco é um adoçante não processado,

, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo".

Um alimento com baixo índice glicêmico é aquele com glicose menor que 70 mg. Os intermediários, entre 70 e 90 mg. e os de alto índice, que devem ser evitados, maiores de 90 mg. O índice glicêmico do açúcar de coco é 35. O do açúcar comum, 68.

“Todos podem consumir o açúcar de coco, desde que não tenham nenhuma alergia específica ao alimento”, recomenda Cíntia. “Diabéticos também podem, sendo até uma boa opção para o diabético tipo II, pelo baixo índice glicêmico. Porém, não se deve esquecer de que ele irá de qualquer forma agregar carboidratos à dieta e seu excesso acarretará danos à saúde. Um nutricionista poderá calcular a quantidade ideal deste açúcar na dieta".

Para quem quer emagrecer, o açúcar de coco pode ser útil em relação à qualidade, pois não passa pelo processo de refinamento e preserva boa parte de seus nutrientes. “Entretanto, não se esqueça de que possui calorias”.

"Possui também um índice glicêmico muito mais baixo que muitos açúcares comuns. Isto quer dizer que o açúcar de coco produz uma liberação lenta de energia e não produz os picos altos de insulina prejudiciais a saúde. Ele controla os níveis de açúcar no sangue, o que é excelente para o controle de peso e para quem tem diabetes", explica Mila Moraes, nutricionista da equipe MPIO.

Extraído do fluido das flores da palma de coco, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais que dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas. "O açúcar de coco é um adoçante não processado, não adulterado, não filtrado, não contém preservativos e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo", comenta a nutricionista. Experimente subsitituir o açúcar mascavo pelo de coco. "Você pode usá-lo para adoçar bebidas, receitas doces, pode ser também aquecido e usado em receitas como bolos, pudins e doces"

Você encontra o melhor açúcar de coco aqui na Casa de Saron. Clique no link e confira:

http://www.lojacasadesaron.com.br/index.php?route=product/search&search=a%C3%A7ucar%20de%20coco&sub_category=true&description=true

Fontes:

Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2015-03-02/acucar-de-coco-conheca-os-beneficios-do-queridinho-das-dietas.html

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/beneficios-do-acucar-de-coco/4758#

Localize por Tags
Nosso Arquivo

Selecione o mês para localizar post anteriores.

Curta-nos nas Redes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nosso Blog