AS 12 MARAVILHAS DA ÁGUA DE COCO: para a beleza e a saúde. Não deixe de ler

27-Jan-2016

 
Pesquisando informações sobre a água de coco, encontramos algumas matérias ricas e decidimos compartilhar com nossos seguidores. Começamos pelas suas propriedades, os valores nutricionais em apenas um copo (200 ml) 
 
  • Valor energético: 33 calorias
  • Carboidratos: 6,6 g
  • Proteínas: 1,65 g
  • Gorduras totais: 0,33 g
  • Gorduras saturadas: 0 g
  • Fibra alimentar: 1,65 g
  • Sódio: 252 mg
  • Potássio: 600 mg
Vamos aos 12 benefícios, ou as 12 maravilhas da água de coco.
 
1- Corpo hidratado
Para manter a pele jovem e o metabolismo ativo é preciso ingerir muita água e o líquido que vem dentro do coco é 95% água. Além disso, durante a atividade física, o corpo perde muitos minerais pelo suor que precisam ser repostos. Mais do que bebidas energéticas, a água de coco repõe esses minerais rapidamente: são 294 mg de potássio com apenas 25 mg de sódio e 5mg de açúcar natural em um copo. Outras bebidas energéticas industrializadas chegam a ter metade dessa quantidade de potássio, o dobro de sódio e até cinco vezes a quantidade de açúcar, sendo que nessas bebidas o açúcar é processado.A água de coco também é ideal para casos de desidratação, pois ainda provê aminoácidos, enzimas e ácidos gordos sem encher a pessoa de sódio como alguns soros.
 
2- Auxilia na perda de peso
A água de coco não possui nenhuma substância que faz você perder peso, mas ela é uma incrível alternativa para outras bebidas que iriam encher seu organismo de calorias e açucares. Ela tem poucas calorias, é rica em nutrientes e suprime o apetite pois contem alto teor de fibras. Ou seja, você pode beber água de coco a vontade sem medo de ganhar uns quilinhos a mais.
 
3- Propriedades antienvelhecimento a ajuda a na prevenção do câncer
Pesquisas recentes apontam que citocininas da água de coco como a cinetina e a trans-zeatina tem propriedades antienvelhecimento e previnem contra câncer e trombose. Além disso, a água de coco é rica em antioxidantes em geral, que evitam os malefícios dos radicais livres e evita o envelhecimento precoce da pele e a criação de células cancerígenas.Além das propriedades dessas substâncias, a água de coco mantém a pele hidratada e limpa, pois ela ajuda a eliminar a oleosidade excessiva do corpo.
 
4- Menos cansaço e estresse
Os eletrólitos presentes na água de coco, como o magnésio e potássio, também são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados. O magnésio atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que ajuda as pessoas a relaxarem, além de ajudar a produzir a seretonina – hormônio que cria a sensação de bem estar.
 
5- Facilita digestão
Por ser rica em fibras, a água de coco ajuda a regular o processo de digestão e diminui a chance de refluxos. Além disso, uma dieta rica em fibras retarda a absorção dos carboidratos, ajudando na dieta, e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.
 
6- Pressão sob controle
Um estudo de 2005 descobriu que após consumir água de coco por duas semanas, a pressão arterial sistólica das pessoas diminuiu 71% a mais do que as que beberam apenas água e a pressão arterial diastólica, diminuiu 29% a mais. Isso acontece principalmente pela alta quantidade de potássio presente na bebida.Além disso, uma quantidade muito alta de eletrólitos pode aumentar a pressão sanguínea – um perigo nas bebidas energéticas. A água de coco oferece uma quantidade adequada desses eletrólitos, ajudando a equilibrar a presença deles no organismo.
 
7- Cérebro e sistema nervoso na potência máxima
Como dito antes, a água de coco é riquíssima em potássio, que é essencial para o cérebro e o sistema nervoso funcionar bem. Um copo de água de coco irá oferecer 13% do potássio necessário durante todo o dia.
 
8- Ajuda na prevenção de asma, diabetes e osteoporose
Entre os nutrientes que a água de coco oferece, está o magnésio, que possui propriedades que evitam doenças como asma, diabetes e osteoporose. Estudos apontam que apenas 32% das pessoas consomem a quantidade de magnésio necessária para se manter saudável e um copo de água de coco provê 14% do que o corpo precisa no dia.
 
9- Desintoxicação
Para se desintoxicar, o corpo precisa de muita água e dos nutrientes certos. Se o corpo não consegue fazer essa limpeza, as toxinas podem causar problemas sérios no fígado e no rim, entre outros problemas, como problemas de pele. Além de ser uma incrível fonte água (95%, como dito acima), a água de coco tem um perfil de eletrólitos muito parecido com o sangue humano, então ela repõe rapidamente os fluidos do corpo e ajuda a remover as toxinas.
 
10- Acelera o metabolismo
Entre os benefícios da água de coco está a aceleração do metabolismo. Isso acontece por causa da presença de enzimas bioativas, tais como fosfatase ácida, catálase, desidrogenase, diastase, peroxidase, ARN-polimerases, etc. Um metabolismo rápido quer dizer que o corpo queima calorias mais rapidamente, impedindo que elas se acumulem e virem gordura.
 
11- Colesterol equilibrado
De acordo com o médico Bruce Fife, diretor do Centro de Pesquisa sobre o Coco, a água do fruto ajuda a aumentar o bom colesterol (HDL). Uma pesquisa de 2006 descobriu que ratos que bebem água de coco tem menos chance de ter um ataque cardíaco. Isso acontece principalmente porque a água de coco diminuiu o colesterol ruim. Além disso, quando os ratos sofriam um ataque do coração, a bebida ajuda eles a se recuperarem mais rápido graças ao potássio, cálcio e magnésio presentes.
 
12- Rins saudáveis
Por ser um diurético natural, evitar infecções urinárias e pedras nos rins está entre os benefícios da água de coco. Pesquisadores filipinos descobriram que beber água de coco pelo menos três vezes por semana diminui o tamanho das pedras nos rins e a necessidade de cirurgia.
 
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Fonte mundoboaforma.com.br/12-beneficios-da-agua-de-coco-para-que-serve-e-propriedades/
 
Referências adicionais:
Campbell-Falck, Darilyn, et al. “The intravenous use of coconut water.” The American journal of emergency medicine 18.1 (2000): 108-111.
Saat, Mohamed, et al. “Rehydration after exercise with fresh young coconut water, carbohydrate-electrolyte beverage and plain water.” Journal of physiological anthropology and applied human science 21.2 (2002): 93-104.
Alleyne, T., et al. “The control of hypertension by use of coconut water and mauby: two tropical food drinks.” West Indian Medical Journal 54.1 (2005): 3-8.
Anurag, P., and T. Rajamohan. “Cardioprotective effect of tender coconut water in experimental myocardial infarction.” Plant Foods for Human Nutrition 58.3 (2003): 1-12.
Sandhya, V. G., and T. Rajamohan. “Beneficial effects of coconut water feeding on lipid metabolism in cholesterol-fed rats.” Journal of medicinal food 9.3 (2006): 400-407.
Wu, CHIN-CHEN, and DAVID F. Bohr. “Mechanisms of calcium relaxation of vascular smooth muscle.” American Journal of Physiology-Heart and Circulatory Physiology 261.5 (1991): H1411-H1416.
Axe – Food is Medicine
Please reload