Xô inchaço! 5 dicas simples para evitar a retenção de líquido

 

 

Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele.

 

É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema – termo médico que se refere ao inchaço.

 

O edema é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente.

 

 

Atente-se a quantidade de sal e gordura na sua alimentação: Quando ingeridos em abundância eles favorecem a retenção de líquido. Ao invés disso, prefira uma alimentação rica em potássio, ou seja, com muitas frutas e legumes, especialmente maçã, banana e pera.

Beba muita água: Parece clichê, mas a água irá realmente ajudar a limpar o organismo. A infusão de água com pepino e salsa funciona bem contra a retenção de líquido, ainda mais quando ingerida em jejum.

Aumente o consumo de aspargo, abóbora e alcachofra: Esses alimentos purificam o organismo e ajudam o corpo a eliminar as toxinas desnecessárias.

Pratique atividades físicas: Dê preferência por aqueles que estimulam as extremidades inferiores para ativar a circulação. Natação é ótimo, pois é um exercício que obriga a pessoa a mover as pernas. Se trabalha sentado, levante a cada uma hora e faça uma caminhada. E não se esqueça de mexer os pés e os dedos para cima e para baixo.

Esqueça roupas muito justas: Meias e calcinhas também estão incluídas. Roupas justas só aumentam o inchaço porque prendem a circulação, principalmente em viagens longas e avião.

 

Cuide da sua saúde e viva melhor

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