ADOCE COM AGAVE: adoçante orgânico, ótimo para substituir o açucar.

Na busca de uma vida mais saudável e com menos calorias, muitas pessoas decidem trocar o açúcar pelo adoçante seja no cafezinho, seja na torta do almoço de domingo. Mas você já pensou em usar o agave?

 

Esta planta de origem mexicana é parecida com um cacto e fornece um néctar, que após ser extraído e filtrado resulta em um adoçante orgânico que pode ser um ótimo substituto para o açúcar.

 

 

Mas quais são as vantagens desse extrato em relação ao açúcar? Nesse comparativo, o agave ganha por ter menos calorias e adoçar mais, sendo indicado para quem quer substituir o açúcar, e até mesmo o adoçante, por uma opção mais saudável. "Ele é melhor que o açúcar, pois não é um alimento refinado, é orgânico, ou seja, isento de contaminação química e tem menor índice glicêmico (relacionado ao nível de açúcar no sangue), além de ser digerido mais devagar que o açúcar, portanto não sobrecarrega o pâncreas", segundo Flávia. Além disso, não contém glúten, nem lactose. O açúcar comum, ou seja, o refinado recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar com a coloração branca (pois, inicialmente, ele é marrom).

 

Nesse processo, o açúcar perde vitaminas e sais minerais, sendo de valor nutricional bastante baixo. Além disso, a maioria dos adoçantes vendidos no mercado é composta de edulcorantes artificiais, substâncias químicas que, em excesso, podem causar danos à saúde.

 

Estudos dizem que o maior perigo dos adoçantes artificiais é o aumento das chances de câncer do intestino, pois sua composição quimicamente alterada reage com substâncias do intestino, favorecendo o surgimento de tumores. O agave, apesar de ter menos calorias que o açúcar comum, tem bem mais que os adoçantes, possuindo 33 kcal a cada 20g (contra 77kcal do açúcar refinado e quase zero dos adoçantes sintéticos).

 

Entretanto, existem algumas ressalvas para o consumo do agave: quem sofre com diabetes não deve consumi-lo, devido ao alto teor de frutose, o que faz com que, nesse sentido, seja tão perigoso quanto o mel.

 

O agave também atua como potencializador de sabor, realçando o sabor de outros ingredientes, como frutas e cereais. O extrato pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e outras receitas.

 

Quer comprar Agave de qualidade. Aqui na Casa de Saron você encontra. Visite nossa Loja Virtual www.lojacasadesaron.com.br

 

 

Fonte:

http://www.bolsademulher.com/corpo/agave-substitui-acucar-e-mel-com-menos-calorias-e-mais-saude

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/12342-agave-tire-duvidas-sobre-esse-adocante-natural

Please reload