AZEITE DE OLIVA: tão saboroso quanto cheio de benefícios. Vale conferir.

 

Ele é o exemplo de que nem toda gordura faz mal. Muito pelo contrário. O azeite de oliva extra virgem oferece atributos especialíssimos à saúde. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que melhoram o perfil das gorduras do sangue: abaixa o colesterol ruim e aumentam o bom. Além disso, por ser prensado a frio, o extra virgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas: preserva os antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E. Os demais óleos vegetais recebem solventes químicos ao passarem pelo processo de refinação e com isso perdem boa parte desses agentes benéficos.
Os antioxidantes do azeite impedem a ação dos radicais livres que provocam a oxidação do colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos.

Valor Nutricional: é rico em calorias e fornece cerca de 900 calorias por 100 gramas de sua ingestão. Ele é uma excelente fonte em gorduras, principalmente ácidos graxos monoinsaturados, comumente conhecido como MUFA, o azeite de oliva também contém polifenóis, ômega-3 e triglicérides ésteres.

Previne Doenças Cardíacas: Os Ácidos gordos monoinsaturados presentes ajudam na redução do colesterol mau (LDL) no corpo. Ele também ajuda na redução da coagulação do sangue. O Azeite de Oliva é também uma boa fonte de antioxidantes como fenóis e Vitamina E que por sua vez ajudam a manter o coração forte e funcionando corretamente.

Previne o Câncer: é rico em Omega-3, o qual auxilia na prevenção do câncer e reduz a taxa de crescimento de células do câncer no corpo. Além disso, também é rico em antioxidantes e vitaminas que ajudam na redução da mutação de células e também evita que os radicais livres ataquem o DNA.

Para Pele: Ele possui vários antioxidantes, como Vitamina A e Vitamina E que ajudam na luta contra os radicais livres que danifica as células da pele. Eles têm propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir rugas e o envelhecimento precoce da pele. Também podem ser usado como um hidratante por causa das suas propriedades hidrófilas, que ajudam na formação de uma camada protetora sobre a pele. Misture açúcar, sal ou mel com azeite e use como um esfoliante para o rosto, uma vez que ajuda a esfoliação da pele.

Ajuda no Crescimento do Cabelo: Ele é amplamente utilizado nos cabelos secos e no tratamento do couro cabeludo, o Azeite de Oliva mostrou-se também ser eficaz contra as pontas duplas e a Caspa.

Para o Cérebro: A perda de memória é comum depois de certa idade. A presença de gorduras monoinsaturadas no Azeite de Oliva ajuda a diminuir as chances de déficit cognitivo. É recomendado o consumo de 03 colheres de sopa diariamente.

Contra a Diabetes: A Diabetes tipo 2 ocorre durante a infância e por causa da obesidade, sedentarismo e hereditário da família. O Azeite de Oliva é rico em antioxidantes, vitaminas e ferro que por sua vez ajuda na prevenção de diabetes.
Outros Benefícios do Azeite de Oliva:
•    Ajuda na redução da pressão arterial.
•    Ajuda no combate a agregação de plaquetas.
•    Ajuda na construção de ossos e fortalecê-los.
•    É bastante benéfico contra vários problemas digestivos e prevenir a constipação.

Modo de usar: tempere a salada ou adicione às carnes e receitas, sempre que possível no final do preparo. Para não ter problemas com a balança limite-se a duas colheres (sopa) por dia. Cada uma fornece em torno de 62 calorias.

 

Você conhece:

Natureza Bela. Além de nos dar todos esses benefícios através da azeitona, as oliveiras ainda embelezam o ambiente onde estão reunidas.

 

 

Fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/azeite-de-oliva-extravirgem-conheca-os-beneficios/606/#
http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-azeite-de-olivia-para-saude/


 

Please reload

Please reload

Localize por Tags
Please reload

Nosso Arquivo

Selecione o mês para localizar post anteriores.

Please reload

Curta-nos nas Redes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ÓLEO VEGETAL E ÓLEO MINERAL: você conhece a diferença? Aprenda a distinguir e conheça um pouco sobre a aplicabilidade de cada um.

8-May-2020

1/9
Please reload

Blog