LEITE DE CASTANHAS: ideal para dietas, zero lactose e muito mais, além de fácil de fazer

 

BENEFÍCIOS DO LEITE DE CASTANHA E COMO PREPARÁ-LO EM CASA

 

Seja porque você ou seu filho tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite, o leite de castanhas é uma das melhores alternativas para quem quer preparar receitas sem o uso do leite de vaca.

Muitas pessoas já trocaram o pesado leite de origem animal pelo leite mais leve, mais delicado e suave de origem vegetal. Estamos diante de novas possibilidades, e uma delas é o leite de castanhas.Ainda pouquíssimo divulgado, porém, com valores nutricionais riquíssimos e uma vantagem adicional: facílimo de ser preparado em casa!

 

BENEFÍCIOS

 

  1. Ideal para dietas de redução calórica. Por ter origem vegetal, o leite de castanha ajuda a controlar o peso, além de levar ao organismo uma gordura saudável;

  2. Baixo índice glicêmico. A presença de carboidratos no leite de castanhas é mínima, o que significa que não haverá picos de açúcar no sangue, ou seja, ajudará a reduzir os riscos do diabetes;

  3. Zero lactose;

  4. Zero aditivos industriais e hormônios. Nesse caso, nos referimos ao leite de castanha feito em casa;

  5. Pele bonita e viçosa. As castanhas, de um modo geral, apresentam boas quantidades de vitamina E, fundamental para a saúde da pele, devido ao seu poder antioxidante;

  6. Zero colesterol. Não há gordura saturada em nenhum leite de castanhas, ao contrário, a gordura desse alimento é totalmente saudável, como por exemplo, ácidos graxos ou os famosos ômegas, que além de tudo ajudam a prevenir doenças cardíacas e hipertensão;

  7. Excelente fonte de vitaminas do complexo B, ferro e riboflavina;

  8. Não exige refrigeração. Ao contrário do leite tradicional, o leite de castanha se mantém muito bem à temperatura ambiente, podendo ser transportado para o trabalho, academia e passeios. Obviamente, nada impede de ser servido gelado nos dias de calor;

  9. Zero glúten. Exceção feita ao leite de arroz;

  10. Fácil de fazer. Acompanhe algumas receitas a seguir.

 

 

Esta receita é a versão base. A partir dela acrescentam-se outros ingredientes de acordo com o tipo de receita a ser preparada. Veja algumas sugestões de receitas em que o leite de castanhas funciona bem:

  • Em bolos – é possível fazer uma substituição na mesma proporção do leite comum para várias receitas;

  • Em molhos cremosos salgados – você pode adicionar amido de milho, sal, óleo de canola e noz moscada para deixar a consistência mais próxima do creme de leite. Uma opção legal para fazer um molho branco para uma lasanha ou outro prato salgado.

  • Batida de frutas – adoro! Vai muito bem com bananas, morangos ou outra fruta de preferência.

  • Purê de batatas ou de outros legumes – uma ótima opção. Você pode usar o leite de castanhas sem coá-lo e aproveitar a polpa da castanha que sobra do leite.

 

COMO FAZER EM CASA:

 

INGREDIENTES

  • 1 xícara de castanhas do Pará

  • 3 xícaras de água filtrada

  • 1/4 de colher de chá de sal marinho

 

PREPARO

1. Deixe as castanhas de molho em água morna filtrada e acrescente o sal marinho. Cubra o recipiente com um pano para deixar respirar por 8 horas em temperatura ambiente.

2. Descarte a água do molho e enxágue-as novamente com água filtrada para retirar resíduos.

3. Coloque-as no liquidificador juntamente com a água e bata por cerca de 1 minuto até obter um líquido branco homogêneo.

4. Você pode utilizar o leite desta forma ou filtrá-lo para obter um resultado mais similar ao leite animal. Para filtrar, você deve utilizar um coador de pano para coar o leite.

 

FAÇA BOM USO DA POLPA

Se você optar por filtrar o seu leite (eu aconselho a usá-lo sem filtragem para a maioria das receitas, pois você ganha em nutrientes) não desperdice a polpa! Você pode adicionar a polpa desidratada em cookies, bolos, e iogurtes ou ainda usá-la hidratada em sopas e molhos.

Em uma forma antiaderente pequena, espalhe a polpa da filtragem deixando uma camada fina. Leve ao forno baixo por cerca de 15 minutos. Observe para que a polpa fique apenas seca, levemente dourada. Retire, deixe esfriar completamente e guarde em recipiente fechado por 5 a 7 dias.

 

 

Fontes:

http://semlactose.com/index.php/2011/08/03/leite-de-castanhas-caseiro/

http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-de-leite-de-castanha-e-como-fazer-em-casa/

 (imagem do site www.semlactose.com.br)

Please reload