VINAGRE NATURAL DE MAÇÃ: contribui para o emagrecimento, anti câimbras e até controle da diabetes.


O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. Ele contribui para o emagrecimento, protege o fígado, previne o diabetes, câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão. É um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante.Possui boas quantidades de ácido acético. Este ácido inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos. Assim, este ácido é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. O ácido acético ainda irá melhorar a eficiência dos músculos e a recuperação após os treinos. Além disso, a substância faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, o que é benéfico para prevenir o diabetes. Possui ação antioxidante, melhora a imunidade e ajuda a reduzir os efeitos da histamina, uma substância que causa os sintomas de inflamação e alergia.

 

As propriedades antissépticas e antibacterianas do vinagre de maçã são ideais para o cuidado com a pele. No caso da acne e as manchas, é muito efetivo já que ajuda a restaurar o manto ácido da pele. Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.

 

CONTRAINDICAÇÕES E RISCOS DO CONSUMO EM EXCESSO

Pessoas que sofrem com úlcera devem evitar o consumo do vinagre de maçã. Quem tem problemas gástricos precisa fazer uma série de restrições no dia a dia e não deve consumir muito vinagre. Consumir o vinagre de maçã em excesso pode levar a uma série de problemas de saúde. Pesquisas com animais indicam que grandes quantidades do tempero causam danos no estômago, duodeno e fígado devido à sua acidez. A acidez do tempero pode chegar ao ponto de mudar o pH do sangue e causar uma acidose metabólica, quadro de risco que pode ser fatal. Porém, o problema só ocorre quando o vinagre é consumido em quantidades imensas, como uma garrafa inteira em um dia.

 

COMO CONSUMIR:

O vinagre de maçã pode ser consumido na salada. O alimento também pode ser adicionado na água ou suco. Para ter a quantidade recomendada, uma alternativa é colocar uma colher de chá de vinagre na salada do almoço e outra na do jantar e acrescentar o restante em um copo de água ou suco. O alimento pode ser aquecido durante a elaboração de uma receita, mas evite consumi-lo puro. É importante comprar um vinagre de maçã orgânico, não pasteurizado e não filtrado. O vinagre ideal é o que apresenta uma fina teia boiando no conteúdo que são as enzimas e cultura bacteriana benéfica do processo de fermentação.

 

Para quem quer emagrecer pode-se ingerir duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em água antes do almoço e do jantar. O vinagre ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos.

 

Usos do vinagre de maçã em casa

Além dos usos para a saúde de nosso organismo, o vinagre de maçã pode ser um grande aliado para as tarefas feitas em nossa casa. Adicionar o vinagre em uma garrafa com borrifador é ideal para limpar as janelas, portas e qualquer caminho que as formigas possam surgir. Diluir o vinagre de maçã em água é um repelente caseiro que podemos ter em mãos para evitar as picadas dos insetos. Controla a praga das pulgas em seu bicho de estimação e nos ambientes da casa. Para isso, você pode incluir no banho do animal uma parte de vinagre com a água que será utilizada. No caso dos ambientes da casa, bastará colocar um pequeno recipiente com vinagre de maçã no local onde as pulgas estão. Funciona como um bom limpa-vidros e cristais. Para isso, você terá que diluir vinagre em água morna e depois limpar com um pano limpo. É ideal para limpar utensílios de cozinha, já que é um bom limpador, desengordurante e desinfetante. Aproveite

 

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17350-vinagre-de-maca-o-alimento-que-ajuda-a-emagrecer-e-previne-diabetes

http://melhorcomsaude.com/8-usos-e-beneficios-vinagre-de-maca/

http://belezaesaude.com/vinagre-maca-pele-cabelos/

Please reload