AMARANTO: rico em proteína, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

O Amaranto é um grão que se destaca por ser muito balanceado nutricionalmente.  Ele é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fosforo e magnésio. Contribui para regular a pressão arterial e o colesterol, e indiretamente para a perda de peso. Além disso, alguns estudos também observam que o grão contribui para a melhora do sistema imunológico. Veja o resumo de uma pesquisa que fizemos sobre este grão:

 

PRINCIPAIS NUTRIENTES DO AMARANTO

O amaranto se destaca por ser rico em proteínas com alto valor biológico e que por isso fazem com que o alimento seja uma ótima opção para vegetarianos, idosos e praticantes de atividades físicas. O alimento ainda possui mais cálcio que a maioria dos outros cereais.

O cálcio, juntamente com o magnésio e o fósforo, que estão presentes em altas quantidades no amaranto, são bons para a saúde dos ossos e dentes. O alimento conta também com boas quantidades de ferro. O zinco também é presente e é importante para a ação de diversas enzimas. Outro nutriente importante que o amaranto possui são as fibras que ajudam no emagrecimento, pois proporcionam saciedade, e ainda melhoram o trânsito intestinal. O amaranto ainda conta com a vitamina C, nutriente que contribui para o sistema imunológico.

 

BENEFÍCIOS DO AMARANTO

- Controla a pressão arterial;

 

- Ajuda na perda de peso;

- Ajuda no ganho de massa muscular;

- Não causa picos de glicose;

 

Alguns benefícios do Amaranto que ainda estão em estudos são:

 

- Previne o câncer: duas pesquisas publicadas observaram a presença de um peptídeo, fragmento de proteína que é capaz de impedir o crescimento de tumores. Segundo os mesmos estudos, esta substância é semelhante à lunasina presente na soja, que também possui ação anticancerígena. Uma diferença importante observada pelas pesquisas é que a substância presente no amaranto age mais rapidamente nas células do que a da soja. Porém os testes com o alimento foram realizados somente in vitro, ou seja, ainda não foram feitas pesquisas com humanos em relação ao amaranto e o câncer.

- Controla o colesterol: Em pessoas saudáveis e em estudos iniciais realizados com animais, observou-se que o consumo do amaranto ajuda a manter o colesterol controlado. Contudo, em estudos realizados com idosos, o mesmo benefício não foi observado. O mecanismo que proporcionaria o benefício de baixar o colesterol ainda não foi descoberto.

 

O consumo recomendado de amaranto por nutricionistas são de duas a três colheres de sopa (cerca de 45 gramas) do cereal por dia.

Os flocos de amaranto podem ser adicionados às frutas, iogurtes, sucos e vitaminas.

Você também pode fazer a farinha de amaranto, é só triturar as sementes inteiras no liquidificador ou processador e depois guarda-los em recipientes com tampa. A farinha de amaranto é uma das melhores farinhas para você usar em substituição à farinha de trigo, pois não contém glúten e seu índice glicêmico é menos que o do trigo. Você pode colocar uma colher de sobremesa de farinha de amaranto em um copo com água e tomar pela manhã, em jejum. As fibras e proteínas da farinha ajudarão a estabilizar seus níveis de glicose (que costumam estar baixos quando acordamos) e garantirão saciedade por mais tempo, e disposição para suas atividades ao longo do dia.

A semente de amaranto também pode ser preparado como pipoca. Basta colocar uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira, tampar e esperar ele estourar.

 

IMPORTANTE: amaranto não é recomendado para portadores de diabetes, pois possui alto de índice glicêmico. Pessoas com doenças renais também devem evitar o grão por ele ser rico em proteínas. O excesso do nutriente também pode sobrecarregar o fígado e os rins. Além disso, como o alimento também conta com carboidratos, ó excesso do nutriente pode levar a ganho de peso.

 

 

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17259-amaranto-o-grao-que-previne-o-cancer-e-ajuda-a-emagrecer

http://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-da-farinha-de-amaranto-como-fazer-como-usar-e-receitas/

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