GERGELIM: Pequena semente, gigantesca potências. Veja os benefícios.

 

O Gergelim é um alimento extremamente saboroso e benéfico para o corpo humano, mas ainda é pouco consumido no Brasil. O seu uso mais popular são nos pães com gergelim, porém, ainda é pouco para a quantidade de propriedades que a semente tem. Além dos pães, as sementinhas são usadas em bolachas salgadas, bolos, sushis, para temperar saladas, entre outros.

 

Elas podem ser consumidas cruas, como óleo ou manteiga. A manteiga de gergelim é conhecida como Tahine, muito popular na culinária árabe.

As propriedades do gergelim incluem sua ação adstringente, analgésica, antidiabética, antidiarreica, anti-inflamatória, bactericida, diurética, relaxante e repelente.

 

O gergelim tem propriedades tão benéficas porque está cheio de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína, e triptofano – muitos nutrientes para uma semente tão pequena.

 

Entre os benefícios do gergelim está a prevenção da diabetes e do câncer, a melhora da saúde do coração e dos ossos, além de desacelerar o processo de envelhecimento do corpo como um todo e auxiliar no emagrecimento. Serve também para ajudar a tratar prisão de ventre, hemorroidas, colesterol mau e o excesso de açúcar no sangue. Além disso, melhora a elasticidades da pele, atrasa o aparecimento de cabelos brancos e fortalece os tendões e ossos.

 

Sendo uma excelente fonte de ferro é fundamental para quem sofre com anemia. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois são ricos em gorduras insaturadas, ideal para reduzir fatores de risco e proteger o coração.

 

E a flor de gergelim, que beleza, veja.

 

Veja outros benefícios do Gergelim:

 

  • Protege da radiação: As sementes de gergelim protegem o DNA dos efeitos nocivos da radiação, protegendo o corpo dos efeitos da radiação, diminuindo a probabilidade de câncer por mutação celular.

  • Para quem faz exercícios: Extremamente ricos em proteínas ela é ideal para quem faz atividade física e quer desenvolver a musculatura, além de ser uma boa alternativa para os vegetarianos. As proteínas ajudam a aumentar a força, acelerar o crescimento celular, aumentam a energia e aceleram o metabolismo como um todo, o que também ajuda a emagrecer.

  • Melhora respiração e evita asma: o magnésio presente no gergelim também previne asma e outros problemas de respiração, tornando todo sistema respiratório mais saudável.

  • Para artrite: O gergelim é rico em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nas juntas, ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação.

  • Controle da pressão: Estudos mostram que o consumo de gergelim reduz a hipertensão e previne doenças cardíacas em geral.

  • Saúde bucal: O óleo das sementes do gergelim na boca tem um poderoso efeito antibacteriano, previne placa bacteriana e clareia os dentes. Mas para ter esses efeitos, é preciso deixar o óleo na boca até ele ficar grosso e esbranquiçado.

  • Dores de cabeça e enxaqueca: O magnésio presente no gergelim evita espasmos dos vasos sanguíneos que desencadeia crises de enxaqueca. Já o cálcio, previne enxaquecas e dores de cabeça em geral.

  • Diminui a ansiedade: a semente do gergelim possui minerais que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse como o magnésio e o cálcio. As vitaminas tiamina e triptofano, também presentes no gergelim, ajudam a produzir serotonina, o famoso hormônio da felicidade.

  • Prevenção da Esclerose Múltipla: o óleo de gergelim evita o desenvolvimento da esclerose múltipla ao diminuir a secreção de IFN-GAMA, um fator chave para iniciar inflamações e lesões no sistema nervoso. Estudos mostram que gergelim também é benéfico contra a doença de Huntington.

 

Mas atenção, o consumo em excesso pode ser um problema. As sementes podem irritar o estomago e o cólon, além de aparecer em teste de drogas, devido a uma pequena quantidade de THC. Também não é indicado para pacientes com colite.

As partes utilizadas do gergelim são suas sementes. Pode ser usado na preparação de pães, bolos, bolachas, sopas, saladas, iogurte e feijão.

 

Pesquisa realizada pela Equipe da Casa de Saron

 

 

Fontes:

http://www.mundoboaforma.com.br/16-beneficios-do-gergelim-para-que-serve-e-propriedades/

http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-gergelim-para-saude/

http://www.tuasaude.com/gergelim/

 

Please reload

Please reload

Localize por Tags
Please reload

Nosso Arquivo

Selecione o mês para localizar post anteriores.

Please reload

Curta-nos nas Redes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ÓLEO VEGETAL E ÓLEO MINERAL: você conhece a diferença? Aprenda a distinguir e conheça um pouco sobre a aplicabilidade de cada um.

8-May-2020

1/9
Please reload

Blog