Alimentos orgânicos valem a pena?

 

Antes de mais nada, acredito ser interessante ressaltar a definição de orgânico. O alimento orgânico é todo aquele que não há utilização de fertilizantes e agrotóxicos químicos. Ou seja, tanto o adubo quanto o pesticida são considerados naturais durante a produção destes alimentos.

 
Uma das grandes vantagens do alimento orgânico são a grande variedade hoje em dia, seja legumes, frutas, verduras, óleos, vinhos e até cervejas. Além disso, os produtos orgânicos possuem em sua composição alto teor de micronutrientes como cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco entre outros. Ou seja, a ação antioxidante deles são extremamente importantes. 


E a grande desvantagem dos alimentos orgânicos é o valor do mesmo. Mas o que poucas pessoas sabem que este valor mais alto é devido ao maior numero de mão de obra necessário, um maior terreno para o cultivo, maior tempo para aguardar o produto estar pronto para consumo, e por conta destes fatores são produzidos em menor escala. E também, na sua maioria, os produtos orgânicos não ficam tão grandes quanto os tradicionais e nem sempre possuem uma cor muito viva. 


Uma dica importante na hora de comprar o produto orgânico é verificar se o mesmo possui em sua embalagem o selo SisOrg. Este selo garante para nós consumidores a qualidade do agricultor quanto ao cultivo do produto. São isentos apenas deste selo os agricultores familiares que fazem venda direta. 
 

Please reload